lgbtqiA+

LGBTQIA+ é uma abreviatura para lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, queer ou questionadores, intersexo, assexuais e muito mais. Estes termos são utilizados para descrever a orientação sexual ou identidade de género de uma pessoa.

História do pride

 A história LGBTQIA+ remonta aos primeiros casos registrados de amor e sexualidade entre pessoas do mesmo sexo de civilizações antigas, envolvendo a história de povos e culturas lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros (LGBT) em todo o mundo. O que sobrevive após muitos séculos de perseguição – resultando em vergonha, supressão e sigilo – só nas décadas mais recentes foi perseguido e entrelaçado em narrativas históricas mais mainstream.

Em 1994, a celebração anual do Mês da História LGBT começou nos Estados Unidos, e desde então foi retomada em outros países. Esta observância envolve destacar a história do povo, os direitos LGBT e os movimentos de direitos civis relacionados. É observado durante o mês de outubro nos Estados Unidos, para incluir o Dia Nacional de Saída em 11 de Outubro. 

No Reino Unido, desde 2005, tem-se observado que coincide com a abolição da Secção 28 em 2003, que proibia as autoridades locais de “promoverem” a homossexualidade. Uma conquista célebre na história LGBT ocorreu quando o Parlamento holandês e a rainha Beatriz assinaram uma lei, tornando a Holanda o primeiro país a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, em 1º de abril de 2001.

library-of-congress